quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GRATIDÃO

por Tania Paupitz

 Esse sentimento nasce quando entramos em contato com nossa alma, que nos permite experimentar o entusiasmo. Quando sentimos gratidão experimentamos a alegria, bom humor, bondade e uma série de sentimentos nobres, que nos propiciam a alegria de existirmos, pelo simples fato de sermos nós mesmos.

Através da gratidão temos a nítida impressão de que nossa vida fica mais leve, pois, tudo flui com o universo que se abre em abundancia , propiciando-nos ir de encontro a tudo o que queremos e desejamos.

Assim que começamos a valorizar aquilo que temos, começamos a atrair mais coisas boas para nossa vida. Saímos do circulo da carência para entrar no circulo da abundancia.

Para mim, particularmente, o exercício da gratidão é poderoso. A cada manhã procuro observar os presentes que a Natureza me proporciona e, entre eles, o simples ato de dar comida aos passarinhos que vem livremente comer na casinha de madeira do quintal, já é motivo suficiente para me deixar agradecida e nutrida pelo resto da manha, ou ainda, ao me dirigir para o meu trabalho, agradeço a oportunidade que estou tendo de me sentir útil por mais um dia.

Motivos é que não nos faltam para agradecer e procuro estar sempre me lembrando dessa palavrinha tão simples, mas muitas vezes, esquecida: Obrigada! Experimente dizer ou repetir mentalmente, varias vezes ao dia, essa palavra e verá o resultado... Vamos perceber a calma, o relaxamento e a serenidade que nos invade alma. Nós temos muito a agradecer.

A própria Natureza esta sempre nos brindando com suas belezas naturais. Observe mais as montanhas, o mar, as flores, os frutos, os rios, as arvores com sua beleza exuberante e a infinidade de cores que o Universo está, constantemente, nos presenteando através das belas paisagens naturais.

Costumo agradecer também pela presença amorosa de meu animal de estimação, pois além de nos proporcionarem grandes ensinamentos, são o reflexo do amor que sentimos por nós mesmos, fazendo com que esse sentimento de gratidão se expanda e atinja a todas as pessoas com as quais convivemos.

Quando nos tornamos mais conscientes do sentimento da gratidão que existe dentro de nós, começamos a nos sentir grato por tudo o que nos rodeia, pelo ar que respiramos, por estarmos andando, vendo, ouvindo, falando e pelo simples fato de estarmos vivos.

Acredito que a gratidão anda de mãos dadas com a aceitação, já que quando passamos a aceitar as coisas com mais naturalidade, evoluímos espiritualmente, nos libertando de sentimentos negativos como: irritação, impaciência, hostilidade e descontentamento.

Ao invés de reclamarmos e focalizarmos nos defeitos e faltas, podemos procurar avaliar o lado positivo das coisas. Essa é uma maneira de reforçar esse sentimento que já existe dentro de nós. Quando não nos permitirmos vivenciar esse sentimento de gratidão, vivenciamos a dor e o conflito, porque acabamos ficando focados naquilo que não temos, ou ainda, achando que, o que temos nunca é o suficiente.

São as pessoas que estão sempre insatisfeitas com o que tem e, principalmente, consigo mesmas.
O habito de estar constantemente agradecendo aciona a energia curativa do universo, mudando e alterando as circunstancias ao nosso redor.

Outra coisa importante, é não esquecermos de agradecer a nós mesmos. Quando sentimos gratidão por nós, aquietamos a voz interna da autocrítica, da baixa-estima, do julgamento e das duvidas.
Um dos primeiros sinais de que estamos evoluindo espiritualmente é quando nos desvinculamos das coisas negativas que pensamos a nosso respeito e passamos a nos valorizar mais como pessoas e seres divinos que somos.

Há uma frase do Dr.John Gray, Psicólogo, Escritor e Conferencista Internacional, que diz o seguinte: Todo homem sabe: quando sua esposa está satisfeita com as pequenas coisas que ele faz, o que ele tem vontade de fazer? Ele quer fazer mais. Tudo tem sempre a ver com o reconhecimento. Isso atrai coisas. Atrai apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário