quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TARDES MELANCÓLICAS

por Tania Paupitz

Uma chuva fina que parece não querer ir embora, o céu encoberto pelas nuvens cinzentas, no ar paira uma sensação de melancolia, uma saudades nao sei de quê, o vazio de uma solidão que vem me cutucar...

No momento tudo se confunde. Emoções e sentimentos se entrelaçam, como querendo emergir de alguma forma, de dentro de mim.

Muitos talvez, já tenham passado por uma situação destas, porem, nestes momentos aproveito para sentir o que realmente esta se passando no meu interior. Como mera observadora de uma cena qualquer, reparo que mesmo nestes momentos, posso ainda escolher entre, ficar triste, neutra, ou feliz com a situação ao meu redor. Com certeza, minha ação ira determinar como sairei desta situação de melancolia, que no fundo, não saberia definir, entre, positiva ou negativa.

Aproveito o tempo nublado e triste para escrever,  e isso me traz uma sensação de plenitude, como se de repente não estivesse mais sozinha e um pacto houvesse se formado entre mim e o Universo. Compartilhar algo ou alguma coisa, com quem quer que seja, deixa-nos uma sensação de leveza, como se nosso fardo ficasse menos pesado.

Sinto a paz invadir meu coração e, agora o tempo lá fora me parece menos melancólico. Percebo entre as nuvens cinzentas, um lindo arco-íris que começa a surgir. Talvez ele seja um presságio de que estou no caminho certo, sentindo que minhas emoções já estão começando a ficar sob controle.

Posso por um minuto, achar graça disto tudo e me dar conta do quanto, muitas vezes, nos deixamos arrastar por situações desnecessárias; como se nossa mente ficasse à mercê dos acontecimentos de nossa vida.

E quando parece surgir à luz , como num passe de mágica, meus pensamentos acabam de uma forma ou de outra, encaixando-se, fazendo com que afinal, eu perceba que tudo isso foi apenas um momento passageiro, como a nuvem, a chuva, o dia cinzento...

Num relance momentâneo, percebo os aprendizados que ali se encontram, ainda meio encobertos pelas emoções conturbadas ora vivenciadas, num momento anterior.

Dou-me conta então, de que mesmo atravessando estes momentos tristes ou melancólicos, posso aproveitar para aprender alguma coisa - tendo a certeza de que posso optar entre ficar triste ou alegre , determinando dessa forma o meu pensamento e sentimento em relação a qualquer coisa..

Esta certeza, me faz seguir em frente, apostando que cada minuto da vida, VALE A PENA, mesmo aqueles com os quais nos defrontamos com adversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário