quarta-feira, 17 de agosto de 2011

REFORMA ÍNTIMA

por Tania Paupitz


 Quando pensamos em REFORMA ÍNTIMA sempre devemos começar com um estudo relativo à autocrítica e à conscientização dela decorrente.
A maior dificuldade para se efetuar a tão comentada Reforma Intima está em justamente, descobrirmos dentro de nosso intimo, o que devemos nos reformar? De que forma poderíamos nos melhorar?

Cada pessoa, que tenha o objetivo de investir em seu autoconhecimento, necessita pelo menos admitir seus próprios defeitos, exercitando a força de vontade, inerente a todo ser humano, porem, muitas vezes adormecidas.

A motivação nesse percurso nascerá do confronto da meditação com o cotidiano, nem sempre ideal que muitos adotam. Unindo, pois, a teoria à prática, tendo por finalidade descortinar o ente cristão que há por trás das barreiras insensíveis que o materialismo impõe como regra geral na jornada terrena, o indivíduo sentir-se-á mais leve quando praticar a REFORMA ÍNTIMA.

Na verdade, REFORMA INTIMA está diretamente ligada, ao ato de buscar-se através da elevação moral, que deve ser promovida por cada pessoa. Acreditamos que são muitas as mudanças que deveremos efetuar em nós mesmos, e aproveitamos para citar uns dos dois maiores gigantes que o ser humano tem como desafio a enfrentar, visando promove-lá:

- ORGULHO – defeito muito grave de difícil auto-detecção. Geralmente aparece quando somos intolerantes, não aceitando nenhuma critica ou ainda, revidamos uma agressão para não ouvir comentário do tipo “o que os outros irão pensar se eu não revidar”, por exemplo.

- EGOÍSMO – Instalado na maioria do coração das pessoas, este gigante dificulta muito a nossa posição mental de “nos colocarmos no lugar do outro”, impedindo-nos de verificar se agimos corretamente com as outras pessoas, ou seja, procurando fazer aos outro aquilo que gostaríamos que nos fizessem.

Abaixo sugerimos algumas “dicas” para darmos inicio a nossa reforma intima:

- estudo de si próprio e o seu caráter,

- oração e vigilância constantes,

- resistência as más tentações,

- pratica de fortalecimento mental, através do pensamento positivo,

- Trabalhos voluntários, tendo como objetivo uma melhor a compreensão do que significa o seu        próximo,

- Amor a si mesmo e ao seu próximo,
- Renovar-se interiormente através da praticas espirituais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário